Notícias


11

02

2020

Como se dá a reciclagem dos plásticos?

Existem três tipos de reciclagem dos plásticos, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios

A reciclagem dos plásticos é muito importante, pois minimiza os efeitos negativos no meio ambiente
Existem três tipos de reciclagem de plásticos: mecânica, química e energética

O plástico é considerado uma das mais importantes invenções da humanidade, sendo matéria-prima de diversos produtos utilizados no cotidiano. A aplicação do plástico é atestada pelo ciclo da reciclagem, que viabiliza o consumo sustentável, reduz dos custos de produção e aumenta a eficiência, sem produzir impactos ambientais. Mas como é feita a reciclagem dos plásticos

Basicamente, a reciclagem dos plásticos consiste em três processos: coleta e separação dos resíduos de acordo com o seu material; revalorização, na qual o material já separado passa pelo processo para que volte a ser matéria-prima; e transformação, no qual o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Tipos de reciclagem de plásticos

Existem três tipos de reciclagem dos plásticos, que geram diferentes produtos e benefícios. Sendo elas:

Reciclagem Mecânica

A reciclagem mecânica de plásticos é um dos métodos mais comuns realizados atualmente e consiste em transformar os plásticos pós-industrial e pós-consumo em pequenos grânulos, através do processo de moagem. Essas pequenas partículas podem ser utilizadas na fabricação de novos materiais plásticos.

O processo da reciclagem mecânica ocorre da seguinte maneira: o plástico é coletado por meio de associações de catadores, cooperativas e pela coleta municipal; em seguida, no processo de triagem, ocorre a separação dos diferentes tipos de plásticos e a limpeza retirando os restos de sujeira dos conteúdos. Por fim, o plástico granulado é produzido se transformando em matéria-prima para novos produtos.

Reciclagem Química

A reciclagem química reprocessa o plástico para transformá-lo em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de alta qualidade. Entretanto, o modelo químico necessita de grandes quantidades de plástico para ser economicamente viável.

Reciclagem Energética

A reciclagem energética transforma através da incineração o plástico em energia térmica e elétrica, aproveitando o poder calorífico presente nos plásticos. Apesar desse tipo de reciclagem não ser realizada no Brasil, ela é muito utilizada no exterior, como na Noruega.

Plásticos que podem ser reciclados

Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).

Os termoplásticos são tipos de plásticos que podem ser reprocessados diversas vezes, pois quando aquecidos amolecem e são remoldados. Como por exemplo, as embalagens, sacolas de supermercado, garrafas PET e frascos de produtos de limpeza e higiene.

São termoplásticos: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PVC, Poliestireno (OS), Polipropileno (PP), PET, Poliamidas (como o Nylon).

Repense e recicle o plástico

O plástico que você descarta na lixeira correta pode se transformar em uma nova lixeira na Lar Plásticos

A Lar Plásticos produz a partir do plástico que seria descartado no meio ambiente. Plástico que quando não aproveitado, vai parar nos oceanos, lixões, aterros, ruas e bueiros. Recebemos esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros, refugos, pós-industrial e cooperativas.

O processo de reciclagem mecânica, que vai desde da triagem, separação, moagem, lavagem, secagem, extrusão e aditivação da matéria-prima é todo realizado na própria Lar Plásticos, contribuindo, assim, com a sociedade e o meio ambiente.

Nossos produtos injetados são todos produzidos a partir da matéria-prima reciclada, minimizando a utilização de recursos naturais. Desse modo, mantemos o equilíbrio entre a sustentabilidade, o meio ambiente e o planeta.

Conheça nossa linha de produtos fabricados através do processo de injeção: Pallets de Plástico, Pisos Plásticos, Estrados Plásticos, Caixas Plásticas, Carros Coletores, Lixeiras Papeleiras de 50 litros, Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros, Coleta Seletiva de 60 litros, Lixeiras com Pedal e Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre produtos sustentáveis
Acesse nossa página no Facebook

Acesse nossa página no LinkedIn
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar