Notícias


26

07

2019

Como descartar corretamente o lixo eletrônico

Descarte de lixo eletrônico

Saiba definir o que é lixo eletrônico e descarte-o no local certo

Com o avanço da tecnologia, o uso de equipamentos eletrônicos está crescendo no mundo todo e gerando cada vez mais lixo eletrônico, o que pode ocasionar grandes problemas ao meio ambiente, caso esses lixos não sejam despejados no local certo.

No processo de fabricação desses equipamentos eletrônicos são usadas substâncias para garantir maior durabilidade e desempenho dos produtos. Porém, o que muitos não sabem é que essas substâncias são extremamente tóxicas ao meio ambiente e, se não forem descartadas de forma correta, podem prejudicar plantações, animais e também os próprios seres humanos.

Entenda o que são e como devem ser descartados os lixos eletrônicos:

O que são:

São caracterizados como lixos eletrônicos todos os tipos de equipamentos que usamos no nosso dia a dia, seja em casa ou na rua. Portanto, todos os tipos de celulares, baterias, monitores, televisores, computadores, pilhas, lâmpadas fluorescentes, entre outros, são produtos tecnológicos que podem prejudicar drasticamente o meio ambiente.

Como prejudicam:

Os lixos eletrônicos liberam gases e substâncias tóxicas que são prejudiciais à saúde das pessoas e à sustentabilidade do planeta. Alguns deles são o chumbo, mercúrio, fósforo e cádmio. Porém, esses lixos eletrônicos contêm mais de 20 tipos de componentes que contaminam o solo, a água e o ar.

Como descartar:

A solução mais óbvia é reciclar qualquer tipo de lixo eletrônico, para que eles sejam reaproveitados de forma correta e não afetem o meio ambiente. Portanto, esses resíduos devem ser enviados a cooperativas de reciclagem devidamente capacitadas para fazer coletas desse tipo. Alguns fabricantes e revendedores de eletrônicos já são obrigados a recolher baterias, pilhas, celulares, entre outros equipamentos eletrônicos e encaminhá-los ao processo adequado de reciclagem.

Para saber onde levar seu lixo eletrônico consulte o site do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) através do site www.cempre.org.br e procure no mapa de reciclagem os pontos de coleta mais perto de você.

No caso das empresas, instalar um “papa pilhas e baterias” já é uma ótima forma de mostrar preocupação com o meio ambiente e incentivar a causa dentro e fora do escritório. Consulte a Lar Plásticos e saiba mais.

CONFIRA TAMBÉM

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar