Notícias


30

01

2020

Por que banir os plásticos pode trazer prejuízos ao meio ambiente?

A substituição do plástico por outros materiais ainda não acabaria com os dois principais problemas: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente

Banir o plástico prejuízos no meio ambiente
Todo material plástico é potencialmente reutilizável ou reciclado.

Reduzir o uso de plásticos e até mesmo proibir o uso deste material tem sido assunto de diversos debates nos últimos anos. E esse debate ganhou ainda mais força na semana passada (20), quando a China anunciou banir os plásticos descartáveis até 2025. Mas até que ponto essa medida é eficaz para o meio ambiente?

Grande parte das mensagens em torno do problema da poluição dos plásticos ignora as variantes e informa que o plástico é ruim. E qualquer outro material deve, deste modo, ser melhor e menos poluente. Mas na prática, não é bem isso que acontece.

Ao banir os plásticos, outros materiais, como papel, vidro, tecido e metal passarão a ser utilizados, o que ainda não acabaria com os dois principais problemas: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente.

Segundo um estudo realizado pela Northern Ireland Assembly, o impacto ambiental real do plástico versus as alternativas de substituição é algo complexo e merece cuidado ao ser debatido. Por exemplo, é necessário quatro vezes mais energia para fabricar um saco de papel do que fabricar uma sacola plástica, e o mesmo vale quando se compara com sacolas reutilizáveis de pano feitas de algodão. Além disso, o mesmo estudo mostra que a sacola de pano precisa ser utilizada 7.100 vezes antes de sua produção ter um impacto ambiental menor que a de plástico. E isso apenas falando de papel e tecido, que mesmo assim, ainda se decompõem um pouco mais rápido na natureza se comparado a outros materiais.

O que deve ser feito?

A conscientização e a reeducação da sociedade em relação ao lixo plástico é o primeiro passo. Uma vez que o problema não é o plástico em si, e sim a maneira como se lida com ele. 

Todo material plástico é potencialmente reutilizável ou reciclado. Portanto, reutilize os materiais plásticos e comece a reciclagem na sua casa. Separe o lixo seco, do lixo orgânico. Além disso, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você e se informe sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita.

Separando o seu lixo, você não estará apenas evitando que o plástico seja depositado no meio ambiente de forma incorreta, mas materiais como papel, vidro e metal também.

 A Lar Plásticos está preparada para oferecer aos seus clientes o que há de melhor em coleta seletiva. Conheça nossos produtos: Carrinhos Coletores, Containers e Lixeiras que te ajudam a descartar o lixo de forma correta e ajudam o meio ambiente!

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras para coleta seletiva
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar