30
01
2020
Reduzir o uso de plásticos e até mesmo proibir o uso deste material tem sido assunto de diversos debates nos últimos anos. E esse debate ganhou ainda mais força na semana passada (20), quando a China anunciou banir os plásticos descartáveis até 2025. Mas até que ponto essa medida é eficaz para o meio ambiente?
Grande parte das mensagens em torno do problema da poluição dos plásticos ignora as variantes e informa que o plástico é ruim. E qualquer outro material deve, deste modo, ser melhor e menos poluente. Mas na prática, não é bem isso que acontece.
Ao banir os plásticos, outros materiais, como papel, vidro, tecido e metal passarão a ser utilizados, o que ainda não acabaria com os dois principais problemas: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente.
Segundo um estudo realizado pela Northern Ireland Assembly, o impacto ambiental real do plástico versus as alternativas de substituição é algo complexo e merece cuidado ao ser debatido. Por exemplo, é necessário quatro vezes mais energia para fabricar um saco de papel do que fabricar uma sacola plástica, e o mesmo vale quando se compara com sacolas reutilizáveis de pano feitas de algodão. Além disso, o mesmo estudo mostra que a sacola de pano precisa ser utilizada 7.100 vezes antes de sua produção ter um impacto ambiental menor que a de plástico. E isso apenas falando de papel e tecido, que mesmo assim, ainda se decompõem um pouco mais rápido na natureza se comparado a outros materiais.
A conscientização e a reeducação da sociedade em relação ao lixo plástico é o primeiro passo. Uma vez que o problema não é o plástico em si, e sim a maneira como se lida com ele.
Todo material plástico é potencialmente reutilizável ou reciclado. Portanto, reutilize os materiais plásticos e comece a reciclagem na sua casa. Separe o lixo seco, do lixo orgânico. Além disso, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você e se informe sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita.
Separando o seu lixo, você não estará apenas evitando que o plástico seja depositado no meio ambiente de forma incorreta, mas materiais como papel, vidro e metal também.
A Lar Plásticos está preparada para oferecer aos seus clientes o que há de melhor em coleta seletiva. Conheça nossos produtos: Carrinhos Coletores, Containers e Lixeiras que te ajudam a descartar o lixo de forma correta e ajudam o meio ambiente!
Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras para coleta seletiva
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R. Croitor - sustentar.ag