Notícias


04

05

2021

Reciclagem – Entenda a importância dessa ação

É fato que o mundo todo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Muitas empresas e pessoas estão adotando práticas sustentáveis, como por exemplo, a reciclagem.

A reciclagem é uma das maiores ferramentas para proteger o meio ambiente e garantir um desenvolvimento saudável da humanidade.

Seja em uma empresa ou residência, é comum gerar lixo. Em uma empresa, a quantidade de papeis, copos descartáveis, plásticos, e diversos materiais utilizados nas atividades do dia a dia que vão parar no lixo é grande. Em uma residência, as embalagens de comida, produtos, materiais escolares, entre outros diversos materiais que podem ser reciclados vão parar no lixo, e muitas vezes com o descarte incorreto.

O que é reciclagem?

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado que dá origem a uma nova matéria-prima ou a um novo produto. O processo de reciclagem tem o objetivo de diminuir a quantidade de dejetos que se acumulam no meio ambiente e demoram décadas ou séculos para se degradarem na natureza.

O processo da reciclagem funciona através de um conjunto de técnicas e procedimentos que se iniciam com a separação do lixo categorizados por tipo de material, passando por limpeza e finalizando com a transformação do material em um produto ou matéria-prima para outros produtos.

A importância da reciclagem

A população mundial aumenta gradativamente, consequentemente a quantidade de lixo e o uso de recursos naturais aumenta também. Isso tem se tornado um grande problema para a saúde de nosso planeta e para a saúde das pessoas e dos animais.

Segundo a CEMPRE (Associação Empresarial para Reciclagem), somente o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo diariamente, dos quais 45% desse lixo é reciclável.

A importância da reciclagem está relacionada diretamente com o desenvolvimento sustentável, que engloba tanto o meio ambiente quanto os aspectos sociais e econômicos.

Quando descartamos o lixo reciclável de maneira correta, agregamos valor ao material e ao processo com o aumento do índice de reaproveitamento desses recursos. Com isso, os custos de produção são reduzidos resultando em produtos economicamente mais viáveis.

As empresas que utilizam material reciclado como matéria-prima, além de contribuir para o meio ambiente, agrega valor ao seu produto.

Para o meio ambiente, a reciclagem é uma excelente ferramenta para a sua preservação, pois diminui a quantidade de lixo acumulado na natureza, diminui a necessidade de exploração de recursos naturais e consequentemente a agressão à natureza, redução da poluição do ar e da contaminação do solo além de economizar energia elétrica.

Ou seja, a reciclagem é capaz de estimular todos os setores da sustentabilidade e melhorar consideravelmente a luta para a preservação de nosso planeta e da humanidade, permitindo um desenvolvimento sustentável e saudável da sociedade.

Você também pode fazer parte dessa boa ação, separando os lixos recicláveis dos lixos orgânicos para que a coleta seletiva faça a retirada.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar