18

09

2020

Quais são os benefícios da Coleta Seletiva?

A Coleta Seletiva é essencial para o futuro do planeta. Confira os benefícios desse processo para a sociedade, a economia e o meio ambiente

Sabe-se que a Coleta Seletiva traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, dentro de casa, em hospitais, indústrias, escritórios, empresas, instituições e etc

No entanto, muitas vezes, todo esse lixo não é separado. Desse modo, não é realizada a Coleta Seletiva e os resíduos acabam sendo descartado de forma incorreta no meio ambiente. Essa prática é essencial para o futuro do planeta.

Benefícios da Coleta Seletiva
Benefícios da Coleta Seletiva

Confira 6 benefícios da Coleta Seletiva para a sociedade, a economia e o meio ambiente.

1- Permite o processo de reciclagem dos materiais

A Coleta Seletiva permite separação prévia daquilo que pode ou não ser reciclado. Desse modo, evita a contaminação de resíduos que podem ser reaproveitados novamente no processo produtivo, sendo transformados em novos produtos. Consequentemente, a necessidade de produzir novos materiais diminui.

2 – Conserva os recursos naturais

Os recursos naturais são finitos e alguns são até mesmo escassos. Com a Coleta Seletiva os materiais voltam ao ciclo produtivo, portanto não é necessário que novos recursos naturais sejam utilizados.

Quando o lixo é separado, evita-se que parte dos resíduos sejam destinados aos aterros sanitários e lixões, garantindo a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais.

3 – Gera mais empregos e mais renda

No Brasil, de acordo com oCempre Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de Coleta Seletiva tem sido crescente nos últimos anos e houve ganhos de produtividade.

Por exemplo: a reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos em 300 indústrias de reciclagem.

4 – Melhora a limpeza das cidades

Com a disposição de lixeiras para Coleta Seletiva nas ruas é possível evitar que o lixo seja descarto nas vias, melhorando, assim, a limpeza das cidades e evitando problemas, como por exemplo, as enchentes ocasionadas pelo o acúmulo de lixo nos bueiros.

5 – Evita a poluição do meio ambiente

A Coleta Seletiva também evita a poluição do meio ambiente, como da água, ar e solos que podem ser provocadas pelo descarte inadequado do lixo.

6 – Desenvolve a consciência ambiental

Ao passo que é realizada a Coleta Seletiva, a população vê os resultados e fica ciente de sua responsabilidade nesse assunto, sendo reeducadas sobre o consumo e o descarte de lixo de forma correta.

A importância das lixeiras de Coleta Seletiva

Para a Coleta Seletiva eficiente é necessário que haja uma correta separação de resíduos.

Por isso, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduos, para auxiliar na identificação e separação do seu lixo.

As lixeiras para Coleta Seletiva 50 litros e Coleta Seletiva 60 litros da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar