Notícias


28

01

2020

O plástico não é o vilão do meio ambiente

O plástico é fundamental nas atividades cotidianas, é relevante para a economia do país e, sim, ele é sustentável

Plástico no meio ambiente quando descartado corretamente passa por um processo de reciclagem
Processo de separação do lixo plástico para a reciclagem na Lar Plásticos © Lar Plásticos

O plástico no meio ambiente é um assunto que tem sido muito debatido atualmente. Mas tente imaginar um mundo sem plásticos. Neste mundo não existiriam cartões de crédito e débito, brinquedos, garrafas PETS, e outros objetos fabricados com o plástico. Provavelmente os produtos comercializados seriam mais caros, já que o plástico é mais barato que o papel, por exemplo.

Agora tente ficar um dia inteiro sem utilizar qualquer objeto que seja feito de plástico ou que tenha plástico. Mas lembre-se que o computador que você usa para trabalhar tem o plástico na fabricação do teclado e mouse e aquele saco de lixo que você coloca as coisas que não irá usar é feito de plástico, que partes do seu carro são compostas por plástico, que a sua escova de dentes é feita de plástico também. Difícil né? Desta forma, o plástico se torna essencial e muito presente na vida de todos.

Quando se fala sobre os agentes geradores de impactos ambientais, o plástico é atribuído como o vilão do meio ambiente. Mas é errado acreditar que o ele é o grande vilão. Já que todo material plástico é potencialmente reciclável e reutilizável, e deve ser tratado como matéria-prima, nunca como lixo.

Os plásticos apresentam muitas vantagens se comparados a outros materiais.  Eles são mais leves, ao contrário dos vidros e metais, permitindo o transporte de carga com menos consumo de combustível e, portanto, menos impacto ambiental. São resistentes, o que não acontece com a maior parte dos papéis e vidros. Não se decompõem na prateleira, quando guardados em ambientes pouco agressivos, como latas e papéis. Além dos processos que produzem os plásticos em geral requerem relativamente pouca energia e são pouco poluentes, ao contrário das indústrias de latas, vidros, cerâmicas e papel.

Em outras palavras, a produção e o uso de plásticos são ambientalmente benéficos, pois o saldo ambiental é positivo, ao contrário do que o senso comum parece acreditar.

O plástico é fundamental nas atividades cotidianas. Ele é relevante para a economia do país e, sim, o plástico pode ser amigo do meio ambiente e sustentável. Mas isso apenas é possível se cada consumidor, empresas e demais entidades públicas e privadas assumam sua parcela de responsabilidade na preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva e a reciclagem têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que a partir da separação do lixo é possível transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características. A conscientização e a reeducação da sociedade em relação ao descarte correto do plástico tem um papel fundamental nesse processo.

Na Lar Plásticos, nós utilizamos matéria-prima reciclada para fazer produtos de extrema qualidade que te ajudam a destinar corretamente seu lixo e facilitam o armazenamento e o transporte dentro de empresas e indústrias. Como por exemplo, a nossa linha de coleta seletiva de 50L e 60L e lixeiras basculantes de 60L.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. A qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre produtos sustentáveis
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar