20

08

2020

O consumo consciente do plástico

Com pequenas ações no dia a dia é possível realizar o consumo consciente do plástico de forma mais sustentável, minimizando os impactos negativos no meio ambiente

O consumo consciente do plástico
Lar Plásticos: O Consumo Consciente do Plástico

Anualmente são produzidas 340 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo e por ser um material versátil, moldável, flexível, acessível, resistente e reciclável, pode ser utilizado em diversas aplicações no cotidiano.

Porém, o consumo consciente do plástico nem sempre acontece, isso se dá por sua crescente produção e consumo desenfreado ao longo dos anos. Como consequência, gerou impactos ambientais negativos pela falta de conscientização da sociedade em decorrência do descarte inadequado.

Desse modo, muitas campanhas ao redor do mundo vêm propondo banir o uso do plástico como uma solução do problema. Porém, segundo um estudo da Northern Ireland Assembly,  isso geraria ainda mais impactos.

Ao banir os plásticos, outros materiais, como papel, vidro, tecido e metal passarão a ser utilizados, o que ainda não acabaria com os principais problemas: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente.Além de causar o aumento nas emissões dos gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera.

O consumo consciente do plástico

Todo consumo causa um impacto, seja ele positivo ou negativo, tanto na economia quanto na natureza e na sociedade.

A partir do momento que se tem consciência desses impactos, torna-se mais fácil maximizar os pontos positivos e reduzir os negativos.

Quando se fala dos plásticos é preciso analisar o seu ciclo de vida na gestão de todos os processos, para reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

Uma vez que a produção e a utilização gradual do plástico superou a capacidade da sociedade de gerenciá-lo de modo eficaz até o fim de sua vida útil. 

Ou seja, o consumo consciente do plástico nada mais é do que consumir de forma mais sustentável e com consciência do impacto que isso irá causar nas futuras gerações.

Uma das soluções para o problema está na aplicação da regra dos 5 Rs da Sustentabilidade.

Os 5 Rs da sustentabilidade

Para ter atitudes sustentáveis é preciso repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Todos esses termos formam o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade, que estimulam a sociedade a ter uma postura mais consciente, principalmente em relação ao plástico.

Além disso, ajudam a rever a relação que a sociedade tem com o consumo, o meio ambiente e com os atos do dia-a-dia.

Portanto, repense e seja um consumidor consciente; reduza e preste atenção na durabilidade dos produtos; recuse e prefira empresas ligadas às ideias sustentáveis; reutilize e dê uma nova utilidade para o produto, como por exemplo, os plásticos; e recicle, faça a coleta seletiva e separe os materiais recicláveis do lixo orgânico.

É responsabilidade de todos mudar a forma como a sociedade lida com o plástico após o consumo.

Com pequenas atitudes é possível utilizar esses materiais de forma mais consciente e sustentável.

A sustentabilidade na LAR Plásticos

A sustentabilidade na indústria do plástico promove a preservação do meio ambiente. Na LAR Plásticos, todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente.

Recebendo, assim, esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial.

Mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Isso faz com que todo o processo de fabricação do produto final seja realizado dentro da LAR Plásticos.

Desde a separação, moagem, preparação da matéria-prima, fabricação do produto, vendas e distribuição.

Contribuindo, desse modo, com a sociedade e com o meio ambiente. Sendo, também, sustentável em fontes renováveis, minimizando a utilização de recursos naturais.

Além de ajudar a diminuir os impactos ambientais causados pelo plástico que seria descartado de modo inadequado.

Conheça os produtos LAR Plásticos fabricados com materiais reciclados por meio do processo de injeção: Lixeiras com pedal, Caixas PlásticasCarrinhos ColetoresLixeiras para Coleta Seletiva de 50 litros e para Coleta Seletiva de 60 litrosLixeiras BasculantesPallets de PlásticoPisosEstrados de Plástico Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar