Notícias


18

02

2020

Lixo no Carnaval: o descarte correto é essencial

O acúmulo de lixo no Carnaval gera impactos ambientais, e cabe a população pensar com responsabilidade, durante e pós festas

Se lhe perguntasse qual a data comemorativa do ano na qual se acumula a maior quantidade de lixo, provavelmente, sua resposta seria: o Carnaval. Está correto, porém, a geração de lixo no Carnaval acaba passando despercebida. Mas e depois da festa? O que fazer com as ruas que ficam repletas de resíduos?

Segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), no Carnaval de 2019, foram recolhidas mais de 1.400 toneladas de lixo apenas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um dado preocupante, principalmente se for levado em conta que grande parte desse lixo é descartado de maneira incorreta, tendo como destino final os oceanos e lixões.

O que fazer para reduzir os impactos do lixo no Carnaval?

O lixo após as festas de Carnaval é uma das maiores preocupações quando se fala nos impactos causados no meio ambiente. São latas de alumínio, garrafas de vidro e copos plásticos espalhados pelas ruas após a folia.

Desse modo, a população deve agir com responsabilidade para evitar vários problemas que podem ocorrer nas cidades com o descarte incorreto do lixo. Sendo assim:

Jogue materiais descartáveis em lixeiras

Nas ruas, procure sempre uma lixeira ou postos de recolhimento de resíduos para descartar seus materiais, principalmente os recicláveis. Se houver um grande acúmulo de lixo dentro de casa, separe-os em resíduos recicláveis e orgânicos e procure o depósito mais próximo de sua casa.

Recicle o que puder

Separar é essencial. Portanto, separe garrafas, latinhas, copos plásticos e vidros para a coleta seletiva. A reciclagem economiza energia, conserva os recursos naturais e desenvolve a consciência ambiental na sociedade. Saiba mais sobre os benefícios da reciclagem.

Reutilize

Uma boa forma de economizar na quantidade de lixo no Carnaval é reutilizar, por exemplo, os copos plásticos ou até mesmo usar copos e canecas reutilizáveis. Desse modo, você evita a geração de novos resíduos.

Cuidado com as fantasias

Muitas fantasias são cobertas de glitter, fitas e confetes, que desgrudam da roupa e acabam por poluir as avenidas, dificultando o processo de limpeza, já que são materiais pequenos. Sem contar nas areias das praias, local ainda mais impróprio para o uso dessas fantasias, que podem acabar nos mares prejudicando a vida marinha.

Durante os dias de festa, pule um Carnaval sustentável!

A importância das Lixeiras Papeleiras para o descarte de lixo

Para uma reciclagem eficiente é necessário que também haja uma correta separação de resíduos. Por isso, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduos, a fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o seu lixo.  As lixeiras papeleiras para a coleta seletiva não fazem parte apenas do cenário de empresas, escolas, hospitais, shoppings e locais públicos; elas também podem estar presentes na sua casa e nos blocos durante o Carnaval, ajudando a contribuir com a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.

As lixeiras papeleiras da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais nocivos para a saúde do planeta e dos indivíduos.

Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo para esse Carnaval: Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros e Coleta Seletiva de 60 litros,  Carrinhos Coletores e Containers.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras Papeleiras
Acesse a nossa página no LinkedIn

Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar