18
02
2020
Se lhe perguntasse qual a data comemorativa do ano na qual se acumula a maior quantidade de lixo, provavelmente, sua resposta seria: o Carnaval. Está correto, porém, a geração de lixo no Carnaval acaba passando despercebida. Mas e depois da festa? O que fazer com as ruas que ficam repletas de resíduos?
Segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), no Carnaval de 2019, foram recolhidas mais de 1.400 toneladas de lixo apenas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um dado preocupante, principalmente se for levado em conta que grande parte desse lixo é descartado de maneira incorreta, tendo como destino final os oceanos e lixões.
O lixo após as festas de Carnaval é uma das maiores preocupações quando se fala nos impactos causados no meio ambiente. São latas de alumínio, garrafas de vidro e copos plásticos espalhados pelas ruas após a folia.
Desse modo, a população deve agir com responsabilidade para evitar vários problemas que podem ocorrer nas cidades com o descarte incorreto do lixo. Sendo assim:
Nas ruas, procure sempre uma lixeira ou postos de recolhimento de resíduos para descartar seus materiais, principalmente os recicláveis. Se houver um grande acúmulo de lixo dentro de casa, separe-os em resíduos recicláveis e orgânicos e procure o depósito mais próximo de sua casa.
Separar é essencial. Portanto, separe garrafas, latinhas, copos plásticos e vidros para a coleta seletiva. A reciclagem economiza energia, conserva os recursos naturais e desenvolve a consciência ambiental na sociedade. Saiba mais sobre os benefícios da reciclagem.
Uma boa forma de economizar na quantidade de lixo no Carnaval é reutilizar, por exemplo, os copos plásticos ou até mesmo usar copos e canecas reutilizáveis. Desse modo, você evita a geração de novos resíduos.
Muitas fantasias são cobertas de glitter, fitas e confetes, que desgrudam da roupa e acabam por poluir as avenidas, dificultando o processo de limpeza, já que são materiais pequenos. Sem contar nas areias das praias, local ainda mais impróprio para o uso dessas fantasias, que podem acabar nos mares prejudicando a vida marinha.
Durante os dias de festa, pule um Carnaval sustentável!
Para uma reciclagem eficiente é necessário que também haja uma correta separação de resíduos. Por isso, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduos, a fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o seu lixo. As lixeiras papeleiras para a coleta seletiva não fazem parte apenas do cenário de empresas, escolas, hospitais, shoppings e locais públicos; elas também podem estar presentes na sua casa e nos blocos durante o Carnaval, ajudando a contribuir com a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.
As lixeiras papeleiras da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais nocivos para a saúde do planeta e dos indivíduos.
Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo para esse Carnaval: Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros e Coleta Seletiva de 60 litros, Carrinhos Coletores e Containers.
Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras Papeleiras
Acesse a nossa página no LinkedIn
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R. Croitor - sustentar.ag