Notícias


24

09

2019

Fundamentos sobre os Pallets e suas variações

Fundamentos sobre pallets e qual utilizar na sua empresa

Fundamentos sobre os Pallets e suas variações

Os pallets sejam eles pallets de plástico, madeira ou de outro material, base dos sistemas de movimentação de materiais, fazem mais do que transportar cargas: protegem-nas e aproveitam o espaço de estocagem.

Um palete é uma plataforma, na maioria das vezes, construído de madeira, que facilita a movimentação e estocagem dos produtos. Entretanto, essa é uma realidade atual que pode e deve ser transformada muito rapidamente.

Embora os paletes tradicionais de madeira dominem o mercado, há outros materiais disponíveis. Os mais comuns dessas alternativas são os de plástico, metal, papelão e aglomerado de madeira.

Para isso, trazemos nesse artigo os tipos e características de cada tipo de pallet para que você possa tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Pallets de madeira

A maioria dos paletes em uso hoje é fabricada de sarrafos de madeira fixados por pregos. A madeira é ainda o material favorito, pois, na maioria dos lugares, ela é facilmente disponível e relativamente barata.

Além disso, os pallets de madeira são fáceis de montar e o material é adaptável a vários modelos. É aqui que se começa a falar sobre proteção.

Em primeiro lugar, vamos tratar da proteção na cadeia de abastecimento. Os pallets de madeira, que transportam produtos entre países, em geral precisam ser tratados a quente ou fumigados para garantir a ausência de pragas portadoras de doenças que vivem na madeira.

Os paletes tratados são identificados com um certificado para indicar que estão em conformidade com os regulamentos fitossanitários

São usados muitos tipos de madeira. É comum classificar os paletes como de madeira dura ou de madeira mole, mas essa é uma distinção arriscada, pois nem todas as madeiras duras são particularmente duras e nem todas as madeiras moles são moles.

Com respeito aos fixadores, as opções mais comuns são os grampos e os pregos. Os dois são bons fixadores, mas podem variar amplamente na qualidade.

A qualidade dos fixadores melhora significativamente o desempenho da embalagem sem aumentar muito o preço do palete. Eles também ajudam a proteger as cargas contra avarias.

Pallets de Plástico

O plástico é o material alternativo mais popular na fabricação de paletes.

Suas características variam dependendo do tipo de resina e da técnica de moldagem. Entretanto, são mais leves e mais duráveis do que os de madeira. Também são mais uniformes no tamanho, forma e peso.

O plástico é mais higiênico que a madeira: ele não absorve umidade e é fácil de limpar. Isso torna os paletes de plástico uma opção popular no transporte de alimentos e bebidas.

Além disso, o plástico – ao contrário da madeira – não precisa atender aos requisitos fitossanitários do transporte internacional, por isso os paletes de plástico são uma boa opção para a exportação de produtos.

A principal desvantagem da maioria dos paletes de plástico é ainda o custo. A maioria das empresas que investe em pallets de plástico duráveis planeja reusá-los e, portanto, deve desenvolver um sistema de controle de paletes eficiente, para que seu investimento valha a pena.

O pallet de plástico é uma das melhores opções em relação aos custos x benefícios. Saiba mais

Pallets de Metal

Os paletes de metal são disponíveis de alumínio e aço.

Os paletes de alumínio são muito mais leves que os de aço, porém em geral também custam mais.

Como o plástico, o metal é mais caro, mas também é mais durável, uniforme e higiênico do que a madeira. Devido à sua resistência, os paletes de metal são usados com frequência para cargas excepcionalmente pesadas.

Também são usados em ambiente de alta temperatura, onde outros paletes se queimariam ou derreteriam.

Pallets de Papelão ondulado

Os paletes de papelão ondulado em geral são usados na exportação de produtos, pois são leves, não são sujeitos aos regulamentos fitossanitários e quase todos têm um meio de reciclá-los.

Seu peso torna-os especialmente atrativos para o transporte aéreo. Uma clara desvantagem dos paletes de papelão é sua susceptibilidade à umidade. Além disso, a maioria não é resistente o suficiente para suportar cargas pesadas para ser estocada nos sistemas de estruturas porta-paletes.

A construção de paletes de papelão mais resistentes é possível, porém aumenta o custo de forma substancial.

Pallet de Madeira aglomerada

Embora os paletes de madeira tradicionais sejam fabricados de madeira bruta, a madeira pode ser usada de várias outras formas para a fabricação de paletes.

Um material composto da mistura de fibras de madeira com resina plástica, por exemplo, pode ser moldado para formar paletes muito parecidos com os paletes de plástico.

Os compostos de madeira/plástico também podem ser extrusados em placas e usados para fabricar paletes muito parecidos com os paletes de madeira tradicionais.

O ciclo de vida dos paletes

Quando um cliente recebe uma carga de paletes com produtos de um fornecedor, o que acontece com o palete? Em alguns casos, o destinatário simplesmente joga fora o palete com os outros materiais da embalagem. Entretanto, essa prática está ficando menos comum à medida que as empresas buscam usar melhor seus recursos.

Alguns fornecedores investem em paletes duráveis que pretendem reusar em um circuito fechado e fazem acordos com seus clientes para devolverem os paletes vazios.

Conheça nossos produtos:

Confira um pouco mais no vídeo abaixo sobre os Pallets de Plástico da Lar Plásticos:

A Lar Plásticos está preparada para oferecer aos seus clientes o que há de melhor para o seu estabelecimento.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Pallets de Plástico
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar