26

08

2020

Como reciclar se não há coleta seletiva na sua cidade?

Imagem: Coleta Seletiva

A implantação da coleta seletiva é obrigatória nos municípios, segundo a PNRS, mas muitos ainda não seguem essa diretriz. Saiba o que fazer:

Segundo o Ministério do Meio Ambiente,coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição”.

Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição), disponibilizados para a coleta separadamente e seguirão para o processo de reciclagem.

Ainda de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Mas, segundo uma pesquisa realizada pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) apenas 22% das cidades brasileiras tem Coleta Seletiva.

O que fazer se na sua cidade não há Coleta Seletiva?

Nesses casos, mesmo que, com certa dificuldade, é possível encaminhar seu lixo para a reciclagem e contribuir com o meio ambiente. A seguir, algumas dicas para você separar seus resíduos e fazer a destinação correta:

Procure uma cooperativa próxima à sua casa

Na sua cidade deve existir cooperativas de reciclagem. Procure a mais próxima de você e informe-se sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser realizada.

Reutilize e recicle o que conseguir

Reutilize e recicle os materiais que puder dentro de casa. Como por exemplo, as sobras dos alimentos podem ser utilizadas como adubo para as plantas.

Fazer a compostagem em casa auxilia na diminuição do acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários, além de reduzir a emissão do gás metano e produzir um fertilizante natural, sem o uso de produtos tóxicos. É possível realizar a compostagem caseira utilizando caixas de plástico, saiba como.

A reciclagem também auxilia na redução dos impactos ambientais e traz benefícios para o planeta, tendo em vista que muitos materiais levam bastante tempo para se decompor na natureza.

O que pode ser reciclado?

Papel, plástico, metal, vidro, papelão, embalagens em geral, desde que estejam limpas e secas dentro de uma sacola plástica ou uma caixa de papelão, podem ser encaminhados para a Coleta Seletiva.

Como separar o lixo corretamente para a Coleta Seletiva?

Infelizmente, nem todo material pode ser facilmente reciclado, como é caso dos pneus e baterias de veículos, lixo hospitalar e lixos eletrônicos que demandam um processo de descarte específico que não seja prejudicial à saúde da população e do meio ambiente.

Como visto muitos materiais podem ser reciclados. É importante colaborar com a coleta seletiva e a separar os materiais antes da destinação, pois viabiliza a reciclagem e a eficiência deste processo, já que evita a contaminação de outros materiais que podem acabar sendo inutilizados, mesmo sendo passíveis de reciclagem.

Então, depois de procurar e localizar as cooperativas de reciclagem da sua cidade, você precisará separar corretamente os resíduos antes de destiná-los aos locais certos, veja abaixo como fazer a separação e consulte sempre que necessário:

Plásticos: lave-os bem para que não fiquem resíduos, principalmente no caso de detergentes e shampoo, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material, e até mesmo inviabilizando o processo de reciclagem;

Vidros: lave-os bem e retire as tampas, caso houver;

Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento;

Papéis: rasgue-os e eles podem ser armazenados diretamente em sacos plásticos antes de serem encaminhado à reciclagem.

Com pequenas ações no dia-a-dia, você pode ajudar a tornar por um mundo um lugar mais sustentável.

Contribuindo por um mundo melhor e mais verde

A LAR Plásticos está fazendo a diferença, pensando no futuro do planeta.  Todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente.

Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial. Mas também, reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Isso faz com que todo o processo de fabricação do produto final seja realizado dentro da LAR Plásticos, desde a separação, moagem, preparação da matéria-prima, fabricação do produto, vendas e distribuição.

Contribuindo, assim, com a sociedade e com o meio ambiente, sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando a utilização de recursos naturais e ajudando a diminuir os impactos ambientais causados pelo plástico que seria descartado de modo inadequado.

Conheça nossa linha de produtos fabricados a partir da matéria-prima reciclada:

  • Pallets de Plástico
  • Pisos Plásticos
  • Estrados Plásticos
  • Caixas Plásticas
  • Carros Coletores
  • Lixeiras Papeleiras de 50 litros
  • Lixeiras Basculantes
  • Coleta Seletiva de 50 litros
  • Coleta Seletiva de 60 litros
  • Lixeiras com Pedal
  • Cestos de Lixo

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar