Notícias


17

03

2020

Como o lixo influencia as Mudanças Climáticas?

A destinação incorreta do lixo no meio ambiente é uma das principais causas dos impactos ambientais e das Mudanças Climáticas

O lixo é uma das principais causas das mudanças climáticas.

A sociedade moderna produz e consome para sobreviver e, consequentemente, gera uma grande quantidade de resíduos. No Brasil, por exemplo, são produzidas aproximadamente 192 mil toneladas de lixo todos os dias. Do total, cerca de 79 mil toneladas não tem destinação correta, sendo, desse modo, uma das principais causas das Mudanças Climáticas em todo o mundo.

Recentemente, pode-se observar as Mudanças Climáticas e instabilidades ambientais em várias partes do país com as chuvas intensas que assolaram os estados do Sudeste em fevereiro deste ano, que apresentaram índices de precipitações acima da média histórica. Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas fortes chuvas foram resultadas do aquecimento global, e o lixo descartado no meio ambiente tem grande impacto nesse fenômeno.

Mas afinal, qual é a relação do lixo com as Mudanças Climáticas?

As Mudanças Climáticas têm ligação direta com a má destinação e os efeitos que os gases gerados pelo lixo (dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso) causam na atmosfera, como o aquecimento global, tema hoje tão discutido na sociedade.

Outros fatores também contribuem para o aquecimento do planeta, como as queimadas e o desflorestamento, mas a questão do lixo é algo que pode ser mudado. Entretanto, o estilo de vida das sociedades contribui para que seja produzido cada vez mais lixo e que todo esse ciclo se repita continuamente.

O que pode ser feito para minimizar esse impacto?

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que se todo o resíduo reaproveitável que é enviado a aterros e lixões em todo o país fosse reciclado, a riqueza gerada poderia chegar a R$ 8 bilhões por ano. Agora, pense nesse montante investido em iniciativas em prol da natureza e na redução dos impactos ambientais.

Além disso, pequenas ações no dia-a-dia podem minimizar os efeitos das Mudanças Climáticas. Como, por exemplo, começar a reciclagem em casa, comprar de empresas que tenham a visão sustentável, evitar o desperdício e repensar os produtos que são consumidos. Essa são importantes medidas que irão contribuir com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.

Como a Coleta Seletiva ajuda a minimizar os impactos das Mudanças Climáticas?

Para diminuir os efeitos das Mudanças Climáticas, a realização de uma reciclagem eficiente é necessária. Mas para isso é preciso que haja uma correta separação de resíduos. Desse modo, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduo, a fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o seu lixo. 

As lixeiras para a coleta seletiva não fazem parte apenas do cenário de empresas, escolas, hospitais, shoppings e locais públicos. Elas também podem estar presentes em sua casa e ajudá-lo a contribuir com a redução, reaproveitamento e reciclagem do lixo.

As lixeiras recicláveis da Lar Plásticos são fabricadas com o mais alto rigor de qualidade e de resistência, facilitando o tratamento de resíduos e rejeitos, reduzindo as chances de impactos ambientais e o aquecimento global.

Assim, acreditamos contribuir não apenas para nossos clientes na coleta seletiva de lixo, mas também para manter o equilíbrio entre sustentabilidade, meio-ambiente e planeta. Conheça nossos produtos que auxiliam no descarte correto do lixo: lixeiras basculantes, lixeira papeleira, coleta seletiva de 50 litroscoleta seletiva de 60 litros, carrinhos coletores containers.

Faça uma escolha consciente. Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre produtos sustentáveis
Acesse nossa página no Facebook

Acesse nossa página no LinkedIn
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar