Notícias


17

06

2020

A sustentabilidade na indústria do plástico

A sustentabilidade na indústria do plástico vem sendo uma das questões levadas em consideração no processo de produção. Vamos entender como o plástico reciclado pode se transformar em um produto sustentável?

Imagem: Freepik

Seria difícil imaginar um mundo sem plásticos. Basta olhar ao redor para ver que muitos produtos são feitos desse material. No entanto, apesar de a sociedade estar cada vez mais consciente sobre o seu uso, ainda há o descarte do plástico de maneira inadequada, que polui os oceanos e a natureza.

Dessa forma, a reciclagem do plástico se torna a principal maneira de ajudar a salvar o meio ambiente, assim como dar um novo uso, principalmente, para os produtos que tem o polipropileno (PP) como matéria-prima. E a indústria realiza um papel fundamental no processo de reaproveitamento desse material.

O processo de reaproveitamento do Polipropileno na indústria

O Polipropileno (PP) é um termoplástico, ou seja, em contato com altas temperaturas torna-se maleável para ser transformado em outros produtos. Sendo assim, ele é mais suscetível à decomposição e isso faz com que o seu uso seja mais adequado para o planeta. Além disso, ele é reciclável, possuindo o número 5 como código de identificação de reciclagem.

Por esse motivo, a reciclagem do plástico é uma atividade que vem crescendo nas indústrias e empresas que se beneficiam de novos produtos que surgem através da injeção desse termoplástico. O polipropileno é um dos plásticos mais utilizados na área industrial atualmente, sendo usado nas produções dos mais variados produtos e estando presente no dia a dia das pessoas.

Entenda o processo da reciclagem do plástico na LAR Plásticos

Na LAR Plásticos, todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente. Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial. Mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

O processo de reciclagem na LAR Plásticos começa no recebimento do matéria-prima bruto que passa pela triagem, onde os plásticos são separados por tipos e qualidade. Adiante, o material passa pelo processo de moagem para facilitar e uniformizar o derretimento do plástico, além de ser lavado e secado, antes de ser enviado para o laboratório para análise e a preparação da pigmentação. Por fim, o material reciclado passa pela extrusora, onde é resfriado, picotado e ensacado para ser injetado em moldes que darão a origem a um novo produto.

A reciclagem é a solução mais moderna e sustentável para as indústrias atualmente, uma vez que o processo de reciclagem do polipropileno tem como vantagens: os custos com a matéria-prima reduzidos; A sustentabilidade na indústria do plástico promove a preservação do meio ambiente; Com a reciclagem, a indústria ganha um material muito mais versátil, o que possibilita a sua utilização para várias aplicações.

Conheça os produtos LAR Plásticos fabricados com materiais reciclados por meio do processo de injeção: Lixeiras com Pedal, Caixas Plásticas, Carrinhos Coletores, Coleta Seletiva de 50 litros, Coleta Seletiva de 60 litros, Lixeiras Papeleiras, Pallets de Plástico, Pisos de Plástico, Estrados de Plástico e Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar