17
06
2020
A sustentabilidade na indústria do plástico vem sendo uma das questões levadas em consideração no processo de produção. Vamos entender como o plástico reciclado pode se transformar em um produto sustentável?
Seria difícil imaginar um mundo sem plásticos. Basta olhar ao redor para ver que muitos produtos são feitos desse material. No entanto, apesar de a sociedade estar cada vez mais consciente sobre o seu uso, ainda há o descarte do plástico de maneira inadequada, que polui os oceanos e a natureza.
Dessa forma, a reciclagem do plástico se torna a principal maneira de ajudar a salvar o meio ambiente, assim como dar um novo uso, principalmente, para os produtos que tem o polipropileno (PP) como matéria-prima. E a indústria realiza um papel fundamental no processo de reaproveitamento desse material.
O Polipropileno (PP) é um termoplástico, ou seja, em contato com altas temperaturas torna-se maleável para ser transformado em outros produtos. Sendo assim, ele é mais suscetível à decomposição e isso faz com que o seu uso seja mais adequado para o planeta. Além disso, ele é reciclável, possuindo o número 5 como código de identificação de reciclagem.
Por esse motivo, a reciclagem do plástico é uma atividade que vem crescendo nas indústrias e empresas que se beneficiam de novos produtos que surgem através da injeção desse termoplástico. O polipropileno é um dos plásticos mais utilizados na área industrial atualmente, sendo usado nas produções dos mais variados produtos e estando presente no dia a dia das pessoas.
Na LAR Plásticos, todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente. Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial. Mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.
O processo de reciclagem na LAR Plásticos começa no recebimento do matéria-prima bruto que passa pela triagem, onde os plásticos são separados por tipos e qualidade. Adiante, o material passa pelo processo de moagem para facilitar e uniformizar o derretimento do plástico, além de ser lavado e secado, antes de ser enviado para o laboratório para análise e a preparação da pigmentação. Por fim, o material reciclado passa pela extrusora, onde é resfriado, picotado e ensacado para ser injetado em moldes que darão a origem a um novo produto.
A reciclagem é a solução mais moderna e sustentável para as indústrias atualmente, uma vez que o processo de reciclagem do polipropileno tem como vantagens: os custos com a matéria-prima reduzidos; A sustentabilidade na indústria do plástico promove a preservação do meio ambiente; Com a reciclagem, a indústria ganha um material muito mais versátil, o que possibilita a sua utilização para várias aplicações.
Conheça os produtos LAR Plásticos fabricados com materiais reciclados por meio do processo de injeção: Lixeiras com Pedal, Caixas Plásticas, Carrinhos Coletores, Coleta Seletiva de 50 litros, Coleta Seletiva de 60 litros, Lixeiras Papeleiras, Pallets de Plástico, Pisos de Plástico, Estrados de Plástico e Cestos de Lixo.
Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.
Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter
Sustentar Comunicação Estratégica
Thais R. Croitor - sustentar.ag