Notícias


03

08

2020

Por que é importante limpar as embalagens antes de encaminhá-las para a reciclagem?

O processo de reciclagem é prejudicado quando as embalagens são descartadas sem nenhuma limpeza prévia. Saiba o porquê.

Imagem: Freepik

Embalagens descartáveis, latas de alumínio, produtos de limpeza, garrafas PET, vidros, são infinitos os produtos fabricados com materiais reciclados que são consumidos diariamente por todo o mundo. Desse modo, todos são responsáveis pelo o lixo que produzem, pois quando mais é consumido mais embalagens são utilizadas, mais recursos naturais e matérias-primas são demandados e mais lixo é descartado. E para que o impacto desse lixo seja o menor possíveis, atitudes sustentáveis, como o descarte consciente e o envio dos materiais para a reciclagem, precisam ser implementadas no cotidiano da sociedade.

O que você pode fazer?

Fazer a destinação correta das embalagens para reciclagem é fácil, depende de atitudes simples que começam dentro de casa, como separar os materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metal) do lixo comum (orgânico). Mas a reciclagem em casa vai muito além do que apenas separar o lixo.

Você sabia que é preciso lavar as embalagens antes de destiná-las para a coleta seletiva?

Imagine que uma embalagem foi descartada com resto de comida dentro. Essa caixa ficará dentro do coletor de lixo por alguns dias, até ser recolhida pela coleta seletiva em sua rua. Ao chegar ao local de reciclagem, irá aguardar até o momento da triagem, para posteriormente, caso esteja em condições adequadas, seja reciclada.

Agora considere todo o período em que a caixa ficou com o resíduo orgânico dentro, isso pode ter causado mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias, além de insetos atraídos pela decomposição daquele resto de comida. Essa embalagem também irá se misturar com outros materiais recicláveis, e, consequentemente, os contaminará, podendo até mesmo inviabilizar o processo de reciclagem. Desse modo, esvaziar e limpar os materiais recicláveis é muito importante antes de encaminhá-los para a reciclagem.

Como realizar a limpeza das embalagens

Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, isso evita o desperdício. Limpe as embalagens com um papel usado ou água de reuso e seque-as para que não molhem os papéis que serão reciclados.

Tente retirar o máximo de resíduo sem utilizar água, isso evita o desperdício. Limpe as embalagens com um papel usado ou água de reuso e seque-as para que não molhem os papéis que serão reciclados.

Além disso, embalagens de produtos que deixam bastante resíduos como de maionese, manteiga e leite condensado, podem ser colocadas na pia enquanto você lava a louça, reaproveitando assim a água e o sabão utilizados na lavagem dos demais utensílios. Bem como não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas à reciclagem, alguns exemplos delas são as embalagens de grãos (arroz, feijão, etc.) e os materiais de limpeza domésticos.

Contribuindo por um futuro melhor e mais verde

A LAR Plásticos está fazendo a diferença, pensando no futuro do planeta. Transformando os materiais descartados recebidos de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros, refugos, pós-industrial e cooperativas, mas também reaproveitando as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Conheça nossa linha de produtos fabricados a partir da matéria-prima reciclada:  Pallets de PlásticoPisos Plásticos, Estrados PlásticosCaixas PlásticasCarros Coletores, Lixeiras Papeleiras de 50 litros, Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros, Coleta Seletiva de 60 litros, Lixeiras com Pedal e Cestos de Lixo.

Faça uma escolha consciente. Escolha a LAR Plásticos. Qualidade que transforma.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Acesse a nossa página no Linkedin
Acesse nossa página no Facebook
Visite nosso Instagram
Veja nosso Twitter

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar