Notícias


03

09

2019

Saiba mais sobre as normas das agências sanitárias no setor farmacêutico

Como os pallets de plástico te ajudam a seguir as normas impostas pelas agências sanitárias no setor farmacêutico

Veja as regras impostas pelas agências sanitárias no setor farmacêutico e como os Pallets de Plástico podem te ajudar

A higienização, o controle sanitário e o armazenamento adequado dos produtos são fatores fundamentais para assegurar a qualidade dos medicamentos e atender às exigências sanitárias de agências de vigilância sanitária.

O cumprimento das normas das agências reguladoras, como a Anvisa e o MAPA, é obrigatório para a certificação dos produtos, e a sua inobservância constitui infração sanitária. E até mesmo interrupção de produção pela não adequação as normas.

Conheça regras estabelecidas pelas agências sanitárias

A Anvisa dispõe no artigo 402 da RDC 17/2010 sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

A norma estabelece que as áreas envolvidas no processo de fabricação de medicamentos devem estar sempre limpas e todas as superfícies expostas devem ser lisas e impermeáveis, a fim de minimizar o acúmulo ou a liberação de partículas ou microrganismos e permitir a aplicação repetida de agentes de limpeza e desinfetantes.

A Anvisa determina que as embalagens devem proteger o seu conteúdo e que os pallets para transporte e armazenamento sejam fabricados em material inerte, que não absorva água.

A importância de se utilizar superfícies lisas e impermeáveis também é abordada pela RDC 48/2013, que dispõe sobre as boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e pela RDC 47/2013, que determina as Boas Práticas de Fabricação de Saneantes.

Segundo o IN 13/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as matérias-primas, materiais de embalagem primários, produtos intermediários ou a granel expostas ao ar ambiente devem ter as superfícies interiores lisas e isentas de rachaduras e juntas abertas. Além disso, essas superfícies não podem soltar partículas e devem permitir limpeza fácil e a desinfecção, quando necessário.

De acordo com a Resolução do MERCOSUL nº 49 de 2002, para garantir a qualidade do produto farmacêutico, o armazenamento deve ser realizado em condições adequadas de temperatura, umidade e iluminação, conforme orientações do fabricante.

A área de armazenagem deve ser projetada para garantir as boas condições de armazenamento. Os ambientes devem ser limpos, secos e mantidos dentro dos limites aceitáveis de temperatura.

Os medicamentos devem ser guardados longe do chão, com o auxílio de pallets em bom estado de conservação e organizados com o espaçamento adequado, para permitir a limpeza e inspeção.

 

BENEFÍCIOS DO PALLET DE PLÁSTICO

 

  1. AUXILIA O TRANSPORTE

Os pallets de plástico facilitam, dão agilidade e garantem a segurança no manuseio e transporte de caixas de medicamentos e produtos químicos frágeis ou inflamáveis.

Como são fabricados com plástico resistente e durável – Polipropileno ou Polietileno de Alta Densidade – suportam cargas pesadas e substâncias químicas.

Outra vantagem dos pallets de plástico é que podem ser manuseados mais facilmente por serem mais leves e sem farpas.

 

  1. FACILITA O ARMAZENAMENTO

Os pallets de plástico são facilmente empilháveis, ajudando a manter um estoque organizado, além de otimizar e liberar espaço.

 

  1. FAVORECE A HIGIENE:

Com o pallet fica mais fácil manter os produtos longe do chão e de ambientes úmidos, como câmaras frias, diminuindo os riscos de contaminação e prejuízos como a perda de produtos.

 

Os pallets de plástico tem a vida útil estimada em torno de 7 anos., revelando-se um produto com ótimo custo-benefício.

Eles obedecem às rigorosas normas de qualidade e segurança da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

São 100% recicláveis, isto é, você estará adquirindo um produto que não prejudicará o meio ambiente.

Garantimos e certificamos a excelência em todo processo produtivo, atendendo às demandas do mercado com uma série de produtos, como lixeiras, caixas plásticas, carrinhos coletores, containers, pallets, pisos e cestos.

Confira um pouco mais no vídeo abaixo sobre os Pallets de Plástico da Lar Plásticos:

A Lar Plásticos está preparada para oferecer aos seus clientes o que há de melhor para o seu estabelecimento.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Pallets de Plástico
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar