02
08
2019
O problema do impacto que os produtos de plástico causam no meio ambiente só depende de você
Sabemos que não podemos controlar a população do mundo todo. O que nos resta é conscientizar a grande massa com ideias que promovam a importância de ações sustentáveis como, por exemplo, reciclar o seu lixo corretamente, consumir menos água e, em hipótese alguma, jogar lixo no chão, por mais inofensivo que ele pareça ser.
Estamos no século XXI e as ações de conscientização da preservação do meio ambiente ainda estão a todo vapor. Sabemos que existem inúmeras formas de preservar o meio ambiente com mudanças simples no nosso dia a dia, porém, ainda assim, existem muitas pessoas que ignoram os problemas sustentáveis do planeta e não se incomodam com a poluição ou a morte de animais inofensivos.
Há quem diga que o maior problema da poluição e degradação do meio ambiente seja a produção em larga escala dos produtos de plástico. Porém, isso não é 100% verdade. O grande problema de o planeta estar às portas da ruína, com oceanos poluídos, animais marinhos e terrestres doentes e a beira da morte e plantações arruinadas na verdade é do próprio ser humano.
Infelizmente, como ocorre na maioria dos casos, jogar a culpa em situações cotidianas é mais fácil do que simplesmente muda-las drasticamente. Portanto, a maior parte da culpa infelizmente são das pessoas, e não dos produtos em si, por mais que sejam feitos com materiais pouco ou nada sustentáveis.
Jogar o lixo no lixo não é uma tarefa difícil
Parece óbvio que o lixo deve ser jogado no lixo, porém é uma ação pouco executada e precisa ser reforçada a todo momento. O descarte incorreto de lixo de qualquer material, e não apenas do plástico, podem prejudicar milhões de animais, causar doenças através da liberação de gases tóxicos e impactar o solo e os alimentos, como verduras, legumes, entre outros.
Apesar de parecer mais um filme de terror, esse cenário é real e estamos imersos nele todos os dias. A “falta de intenção” não é motivo algum para isentar qualquer pessoa de suas responsabilidades básicas com a preservação da natureza.
Por fim, podemos concluir que o grande problema não está relacionado com a exagerada produção de embalagens plásticas, mas sim com o consumo excessivo desses produtos e o descarte totalmente irresponsável de cada material.
Auxílio para a coleta seletiva
Para ajudar na busca incessante da preservação do meio ambiente e higiene nas ruas das cidades, a Lar Plásticos desenvolveu lixeiras para coleta seletiva, containers de lixo, ecopontos de plástico, carrinhos coletores e carros cubas que coletam uma grande e variada quantidade de lixo domiciliar, industrial, etc. Conheça a função de cada um e solicite um orçamento detalhado.