Notícias


05

09

2019

A COLETA SELETIVA NAS EMPRESAS

Lixeiras para coleta seletiva em empresas

 

 

Você sabia que, para a coleta seletiva, o ideal é que o papel seja separado de outros resíduos recicláveis?

Os temas ambientais têm ganhado espaço na sociedade diante dos problemas que temos enfrentado, e também daqueles em potencial.

Entretanto, nem sempre tais questões são vistas de forma mais clara, e menos onerosa, já que o discurso “eco” tomou conta de muitas empresas, que agora buscam agradar esse tipo de mercado, oferecendo supostas soluções sustentáveis.

Carros elétricos nos Estados Unidos, por exemplo, sugerem à primeira vista um grande diferencial ecológico, quando não associamos o fato de que a principal fonte de energia nesta localidade é oriunda de usinas termoelétricas, utilizando carvão vegetal como matéria-prima, liberando, desta forma, CO2 de forma indireta.

Desta forma, o perigo consiste no fato de que certas situações, como a aquisição do carro elétrico, ou a adoção da reciclagem sem pensar, anteriormente, em outras questões, existe a grande possibilidade de criarmos um sentimento de que estamos isentos, cumprindo corretamente o nosso papel de consumidor e cidadão, o que nem sempre é correto.

Assim, o ideal é pensarmos, primeiramente, em nossa conduta como consumidores; depois, em reaproveitamento; e, por último, na reciclagem propriamente dita.

O lixo pode ser dividido em não recicláveis e recicláveis.

Você sabia, que o papel, para ser reciclado, não pode ter tido contato com restos de alimento? Por isso, é importante que ele seja separado isoladamente, para evitar que outros resíduos, como líquidos ou alimentos em geral, entrem em contato com ele, inutilizando-o.

Os demais lixos recicláveis, como plásticos, alumínio, embalagens Tetra Pak, vidro, dentre outros, podem ser separados em um único contêiner de lixo que, para não confundir os agentes envolvidos no processo, deve ter algo que o distingue do lixo de resíduos não recicláveis.

Outro fator a analisar é a orientação de todas as pessoas da empresa quanto à coleta seletiva, devendo ser dada uma atenção especial aos funcionários responsáveis pela limpeza da instituição.

Em muitas experiências deste tipo, tais pessoas não são devidamente orientadas, e não são raros os casos em que elas acabam por unir o conteúdo dos diferentes tipos de contêiner em um único saco de lixo, desprezando-os de forma convencional.

Finalmente, para implantar ou aperfeiçoar esse tipo de atividade, é importante também ter em mente o que será feito destes materiais.

Os resíduos não recicláveis podem e devem ser armazenados para serem recolhidos pelos caminhões da prefeitura.

Quanto aos recicláveis, podem ser doados a instituições que utilizam este material como fonte de renda, catadores individuais ou reunidos em cooperativas, etc.

Por fim, não se esqueça de fazer uma consultoria ambiental estratégica em toda a sua empresa, contratando um pessoal responsável por gerenciar e coletar resíduos recicláveis ou descartáveis em todos os setores.

Entre em contato com a Lar Plásticos para conhecer todos os produtos que nossa fábrica oferece.

São materiais feitos de plástico resistente e ecológico que duram mais tempo e não prejudicam o meio ambiente.

Confira um pouco mais no vídeo abaixo sobre as Lixeiras Papeleiras da Lar Plásticos:

A Lar Plásticos está preparada para oferecer aos seus clientes o que há de melhor para o seu estabelecimento.

Saiba mais sobre a Lar Plásticos
Conheça mais sobre Lixeiras para Coleta Seletiva
Acesse Nossa Página no Facebook
Visite nosso Instagram

Entre em contato conosco teremos muito prazer em atendê-lo.

SOLICITE UM ORÇAMENTO


    ONDE ESTAMOS

    Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
    CEP: 12954-260

    como chegar