11

TELEVENDAS

4416-6868 4416-7980

05

04

2019

Saiba como fazer uma composteira caseira utilizando caixas plásticas

A técnica da compostagem caseira reduz o acúmulo de lixo, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Faça a sua utilizando caixas plásticas

Você sabia que no Brasil são produzidas mais de 160 mil toneladas de lixo todos os dias? E que 57% desse volume total de resíduos descartados correspondem a matéria orgânica? Nós podemos ajudar a reduzir esses dados com simples atitudes sustentáveis, como evitar o desperdício, produzir menos lixo e separar o que é reciclável do que é orgânico. Porém, há uma maneira ainda mais simples de auxiliar nesse processo: montar uma composteira caseira utilizando caixas plásticas.

A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizada na agricultura, em jardins e em plantas, substituindo o uso de produtos químicos, além de contribuir para a redução dos gases do efeito estufa.

Para montar a sua própria composteira em casa ou no apartamento, você utilizará as caixas plásticas da Lar Plásticos, além de utilizar também alguns outros itens. Confira:

– Furadeira

– Três caixas plásticas

– Uma tampa;

– Uma torneirinha;

– Minhocas, de preferência da espécie californiana;

– Matéria vegetal seca, como serragem, folha, palha ou grama;

– Matéria orgânica.

Passo a passo

  • Faça furos nos fundos com uma broca de 5mm no fundo de duas caixas plásticas e furos com uma broca de 3mm na tampa;
  • A base deve ser feita com a caixa que não possui furos no fundo e a de cima deve ser fechada com a tampa;
  • A torneirinha será instalada na caixa de base, conhecida também com recipiente coletor, sendo necessária para escoar o chorume;
  • Na caixa do meio, forre o fundo com serragem;
  • Na caixa que ficará na parte superior, coloque as minhocas com um pouco de substrato e tampe;
  • Deposite o lixo orgânico na primeira caixa e depois cubra com matéria vegetal seca.
  • Para cada parte de lixo úmido que for adicionando, acrescente lixo seco. A minhoca vai se alimentar da matéria orgânica e transformá-la em húmus.
  • Quando a caixa de cima ficar cheia, troque-a de posição com a caixa do meio. A caixa que estava no meio vai receber os novos resíduos orgânicos.
  • Quando a primeira caixa encher novamente, ela deverá trocar de lugar com a caixa do meio. Neste momento, o adubo que foi gerado no recipiente do meio deverá ser retirado para abrir espaço para os próximos resíduos orgânicos que serão inseridos na composteira.
  • Este adubo é uma mistura de resíduos em decomposição avançada e húmus de minhoca que, juntos, têm aspecto de terra preta.
  • O composto líquido (chorume) vai se acumular na última caixa e deve ser retirado periodicamente para evitar o excesso de umidade. Como tem alta concentração de nutrientes, é indicado diluir uma parte de composto em 10 partes de água e a adubação com ele não pode ser diária.

Na composteira feita com as caixas plásticas da Lar Plásticos, podem ser colocados materiais orgânicos com frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, borra e filtro de café e cascas de ovos. Não pode ser colocado: carnes, óleos, gorduras, temperos fortes, comidas temperadas, papéis, muito material cítrico e a alimentos cozidos. (inclusive limão)

Vantagens: diminui em até 50% o lixo descartado por uma família, reduzindo o acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários; Reduz a emissão de gás metano, um dos causadores do efeito estufa; Produz um fertilizante natural, sem o uso de produtos tóxicos; Reduz as queimadas, já que os resíduos orgânicos ganham um destino mais adequado; além de incentivar a conscientização ambiental.

Encontre os melhores tipos de caixas plásticas da Lar Plásticos para começar a sua composteira caseira. Mude para uma vida mais sustentável e ecológica, e vamos juntos cuidar do meio ambiente.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar