11

TELEVENDAS

4416-6868 4416-7980

07

06

2019

O que é e como funciona a coleta seletiva de lixo?

 

Coleta seletiva

 

Entenda a importância da coleta seletiva para o lixo da sua cidade e saiba como contribuir para essa causa

A coleta seletiva é um dos processos mais conhecidos e benéficos ao meio ambiente. Ela tem como principal função separar os resíduos orgânicos e inorgânicos para que sejam devidamente reciclados, a fim de que possam ser reutilizados para a mesma finalidade ou de formas diferentes.

Contribuir para a coleta seletiva é essencial para manter o mundo um lugar mais limpo e longe de infecções e doenças contagiosas, além de auxiliar a preservar plantações e animais marinhos ou terrestres.

A coleta seletiva também reduz o descarte de lixo a céu aberto, formando os tão temíveis lixões, onde são acumulados uma grande variedade de lixos tóxicos ou não, que atraem ratos, baratas e outros insetos, além de poluir o solo e o ar.

Quais materiais posso reciclar?

A coleta seletiva é indicada para a reciclagem de vários materiais. Dentre eles, podemos reutilizar produtos feitos de vidro, plástico, papéis ou metais. Então, caso você utilize sacolas plásticas de mercado, copos descartáveis, latas de refrigerante, garrafas de vidro, cadernos, caixas de papelão, entre outros materiais desse tipo, procure as lixeiras para coleta seletiva mais próximas e descarte cada item corretamente, em sua respectiva lixeira.

Quais materiais não posso reciclar?

Porém, existem alguns materiais que não podem ser reciclados e precisam ser eliminados, para que não causem nenhum efeito negativo no meio ambiente. São eles:

Lixo orgânico

Geralmente são restos de comida, cascas de legumes e frutas, papéis higiênicos e etc. Para as comidas você pode usar um processo de compostagem caseira, assim evita o mau cheiro do lixo dentro de casa e ainda aprende a fazer adubo caseiro reutilizando lixos orgânicos.

Resíduos contaminantes

Geralmente são baterias de celulares, computadores, pilhas e outros utensílios desse tipo. Baterias de outros eletrônicos e pilhas de aparelhos auditivos também entram nessa lista.

Lixos hospitalares

Os resíduos hospitalares podem ser muito prejudiciais à saúde das pessoas, principalmente se houver contato físico com objetos cortantes e pontiagudos. Nesse caso, os resíduos hospitalares que não podem ser reciclados são as seringas, agulhas, gazes, ataduras, algodão, etc.

Lixo químico e tóxico

Produtos químicos não podem ser reciclados, assim como os produtos tóxicos e que fazem mal à saúde. Nessa lista entram os solventes, ácidos, inseticidas, venenos de ratos e baratas, embalagens de agrotóxicos, latas de tinta e verniz, etc.

Conheça as lixeiras de coleta seletiva da Lar Plásticos e contribua para a coleta de lixo dentro e fora de casa. Entre em contato com nossa equipe e peça um orçamento.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

[recaptcha]

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar