11

TELEVENDAS

4416-6868 4416-7980

10

06

2019

Reutilize seu óleo de cozinha para fazer sabão caseiro

Aprenda a fazer sabão em barra utilizando óleo
Aprenda a fazer sabão em barra utilizando óleo

 

Faça sabão reutilizando seu óleo de cozinha e ajude a preservar o meio ambiente

O óleo de cozinha é um mal necessário. Com ele, é possível fazer vários alimentos, desde bolos e arroz até fritar bifes, filés de frango, batatas, etc. Por esse motivo, o óleo de cozinha ainda é muito utilizado. Porém, o que muitos não sabem, ou preferem não saber, é que o óleo de cozinha é extremamente prejudicial ao meio ambiente, pois não é facilmente diluído e pode prejudicar as plantas e principalmente os animais.

Um único litro de óleo que é jogado pia abaixo pode contaminar até 20 mil litros de água, chegando até os mares e rios e matando peixes, tartarugas e outros animais marinhos. Além disso, o óleo pode causar o entupimento do encanamento das casas, o que traz um enorme prejuízo financeiro. O mesmo em encanamentos de esgotos, quando é jogado pelo vaso ou ralo do banheiro.

Mas, se não posso jogar o óleo na pia ou no vaso, o que posso fazer com ele?

Existem alguns truques do que você pode fazer com o óleo. Um deles é leva-lo até um posto de coleta, para que ele seja reaproveitado de outras formas ou descartado corretamente. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria Verde do Meio Ambiente implantou uma iniciativa de coleta de resíduos nos parques da cidade, onde a população pode descartar o óleo de cozinhas sem problemas. Alguns desses postos estão localizados nos parques Ibirapuera, Carmo, Independência, Piqueri, Anhanguera, Raposo Tavares, entre outros.

Porém, uma outra opção, pouco utilizada, mas muito eficiente, é reutilizar o óleo de cozinha para a fabricação de sabão caseiro. Mas como é feito o óleo de cozinha? Ele é indicado para louças ou roupas?

O sabão caseiro em barra é muito eficiente para diferentes funções: lavar calçados, roupas, pano de chão, toalhas de mesa e banho e também em panelas. Porém, o sabão líquido feito à base de óleo de cozinha funciona muito bem para a limpeza caseira de pisos, banheiros, azulejos, etc. Saiba como reutilizar o óleo para fazer os dois tipos de sabão e aproveite!

 

SABÃO CASEIRO EM BARRA

 

INGREDIENTES

4 litros de óleo de cozinha

1 kg de soda cáustica em flocos ou pedaços

2 litros de água quente

1 litro de álcool

5 ml de essência (opcional)

 

PREPARO

  1. Misture a soda caustica e a água quente. Despeje a água devagar e mexa com uma colher de pau até que a soda se dissolva por completo.
  2. Jogue o óleo de cozinha e continue mexendo até que ele incorpore bem. Esse processo pode demorar cerca de 20 minutos ou mais. É importante não parar de mexer, para não prejudicar o procedimento.
  3. Adicione o álcool e, se preferir, jogue uma essência de sua preferência. Continue mexendo até que o líquido fique mais consistente e pastoso.
  4. Despeje tudo em uma forma de plástico ou em um caixote de madeira forrado com um pano.
  5. Deixe secar por 1 dia e depois corte em pedaços grandes, formando as barras de sabão.

 

SABÃO CASEIRO LÍQUIDO

 

INGREDIENTES

2 litros de óleo de cozinha já coado

2 litros de álcool

2 litros de água quente

18 litros de água em temperatura ambiente

½ kg de soda caustica em flocos

5 ml de essência (opcional)

 

PREPARO

  1. Misture o álcool e a soda em um balde e mexa bem.
  2. Em seguida acrescente o óleo de cozinha e mexa mais um pouco.
  3. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos e depois acrescente 2 litros de água bem quente. Mexa tudo até que misture fique homogênea.
  4. Misture 18 litros de água em uma temperatura mais ambiente e mexa.
  5. Por fim, coloque tudo em um recipiente de plástico grande. Você pode utilizar garrafas pet, por exemplo.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

[recaptcha]

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar