11

TELEVENDAS

4416-6868 4416-7980

05

06

2019

Conheça a regra dos 5 Rs e como aplica-la em um dia a dia mais sustentável

 

5 Rs
5 Rs

Aplique a regra dos 5 Rs no seu cotidiano e leve uma vida mais sustentável

No Brasil, cada pessoa gera em média cerca de 1KG de lixo por dia, o que torna-se um problema, caso esses lixos não sejam devidamente reciclados.

Quando a reciclagem não é feita, todo o lixo gerado pela população fica em um lixão a céu aberto, onde atrai roedores, insetos, doenças, libera gases tóxicos e produz metano à medida que vão se decompondo , ocasionando problemas às plantações, animais e à saúde das pessoas, além de contribuir para o efeito estufa.

Pensando nesse cenário, foi criada a regra dos 5 Rs, que é dividida em 5 etapas, com o objetivo de conscientizar a população a reciclar resíduos, para evitar a poluição do planeta e incentivar uma vida mais sustentável. Confira abaixo o que são e como funcionam os 5 Rs:

Reduzir

O conceito de reduzir surgiu a partir do aumento de lixo que é gerado por cada pessoa, a cada dia. A primeira regra consiste em dar preferência a produtos mais duráveis e que possam ser reutilizados, para evitar que seja descartado no meio ambiente. Além disso, ao reduzir alguns produtos como o papel, por exemplo, você estará ajudando a diminuir o desmatamento das árvores, o que hoje é um dos principais problemas ambientais.

Reutilizar

Caso seja possível, utilize um produto mais de uma vez. Evite descartar embalagens, sacolas e outros itens que demoram a se decompor, principalmente em locais errados. Se precisar jogar fora, procure locais que tenham lixeiras para coleta seletiva ou containers de lixo para jogar fora os resíduos recicláveis ou orgânicos em suas respectivas lixeiras, que são nomeadas para indicar qual produto deve ser descartado.

Repensar

O lixo pode ser reutilizado de diferentes formas, antes mesmo de passar para o processo de reciclagem. Geralmente, caixas de leite, copos de plástico e garrafas pet são repensados e reutilizados em projetos escolares, artesanais ou para outros fins. A ideia de repensar na utilidade que cada embalagem ou lixo reciclável pode ter é muito válida para evitar o descarte incorreto desses materiais e o acúmulo de lixo em lixões a céu aberto.

Reciclar

Como já falamos anteriormente, reciclar é um dos processos mais sustentáveis que existe. Ao reciclar um material você estará preservando o planeta do processo de decomposição demorado de cada produto, além de incentivar a reutilização de cada um, que é uma ideia muito útil para o dia a dia.

Recusar

A ideia de recusar surgiu a partir de produtos que causam danos ao meio ambiente. Se uma embalagem demorar mais que o normal para se decompor, libera gases tóxicos ou não pode ser reutilizada, recuse a compra desse produto e procure outros que correspondam ao seu ideal ecológico. Além disso, recuse também produtos que prejudicam os animais durante seu processo de fabricação ou após, na fase de decomposição.

Cuide do meio ambiente utilizando os produtos de plástico da Lar Plásticos. Temos caixas plásticas, lixeiras recicláveis, containers de lixo, carros-cuba, carrinhos coletores, pallets, pisos e estrados de plástico, entre outros produtos que auxiliam casas e empresas a manterem-se sempre limpas, organizadas e longe de problemas sustentáveis.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

[recaptcha]

               

ONDE ESTAMOS

Rodovia Dom Pedro I, km 73 - Mato Dentro, Atibaia - SP
CEP: 12954-260

como chegar